Segundo a Wikipédia: O Academismo no Brasil foi a expressão institucionalizada de todo o sistema de arte que prevaleceu no Brasil do início do século XIX até o início do século XX, baseado nos princípios das academias de arte européias. Nasceu com a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios fundada por Dom João VI em 1816 por incentivo da Missão Artística Francesa, floresceu com a Academia Imperial de Belas Artes e o mecenato de Dom Pedro II e encerrou-se com a incorporação de sua sucessora republicana, a Escola Nacional de Belas Artes, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1931.
VEJA MAIS EM: http://pt.wikipedia.org/wiki/Academismo_no_Brasil QUEM SOMOS Palavra do Presidente - Carlos Alberto Sousa A ARTPOP nasceu da vontade de artistas, técnicos e intelectuais de insurgir contra o elitismo, somos a arte popular no sentido de popularizar as expressões do belo, quer oriunda de manifestação do povo, quer erudita na sua concepção. Este primeiro encontro cultural rompe de vez qualquer pensamento ou postulado de elitização porque A ARTPOP é uma realidade livre à moda popular, um fórum permanente a discutir a arte contextualizada no social, é uma academia para artistas engajados com os projetos sócio-culturais, com a arte que revoluciona, com a gênesis do encantamento tribal que liberta estilos . A arte será laureada, o artista reconhecido e o acadêmico condecorado sem limite no espaço, daqui e de acolá, enquanto esta sociedade vislumbra e acolhe seu provedor de sonhos, de quimeras e de talentos sociabilizando seu dialeto, grafando erupções poéticas, libertando seus movimentos, imortalizando a imagem e musicando sentidos, na voraz busca do equilíbrio do belo, da descoberta, da farsa e da sedução. A ARTPOP é o começo, meio e o espaço para esse fim. Adotamos sempre posicionamento coletivo direcionado ao bem comunitário, aos fins acadêmicos e na vontade suprema em sublimar a arte. Posto nesta ordem vivificamos a cada dia o verve da comunicação e dos indicativos oriundos do nascimento desta social Academia.
Assim quando em 2007 remontamos um estatuto para criar uma academia de arte partimos do pressuposto que o diferencial estaria além de um corpo acadêmico mas numa constelação de infinita grandeza, que os artigos e parágrafos não conteriam no espaço e no tempo. A ARTPOP é uma social academia que no bojo de seu fluxograma fundamenta-se no surgimento de talentos através de pesquisas em parcerias com entidades vinculadas com selo acadêmico e nos projetos sócio culturais do Colegiado.
A ARTPOP é uma academia de generosidade, fala a língua dos anjos e faz da arte seu estandarte, é o Olimpo onde os artistas se encontram e reciclam suas bagagens num Colegiado que vai aferir as produções inéditas e laurear o autor e sua criação, iluminando seu rastro rumo a uma realeza supra mitológica. Assim é você, ARTISTA DA ARTPOP, uma estrela cadente, um artista itinerante de todos os espaços, presente nos momentos de trabalho e de festa. Nas pluralidades das linguagens, nas multiformas das imagens e nas diversidades dos processos nos enxergamos ferramentas a moldar o belo e o singelo na submissão consentida do corpo e da alma libertando quimeras e conceituando paradigmas para um sonho contemplativo da arte popular.
Carlos Alberto Lopes de Sousa - Presidente Idealizador e Fundador da ARTPOP
http://artpopcabofrio.blogspot.com.br/p/quem-somos.html MODALIDADES ESTABELECIDAS:
I – ARTES LITERÁRIAS E PEDAGÓGICAS
Romancistas, poetas, prosadores, historiadores, ensaístas, cronistas, jornalistas e arte-educadores
II – ARTES CÊNICAS
Teatro, teatro de animação, dança e circo
III – ARTES MUSICAIS
Instrumental, voz solo, coral e composição
IV – ARTES PLÁSTICAS
Pintura, artesanato e escultura
V – ARTES VISUAIS E DE COMPUTAÇÃO
Fotografia, cinema, vídeo e webartes
VI – ARTES DE EXPRESSÃO POPULAR
Carnaval, movimentos folclóricos, danças de rua e gastronomia
VII – ARTES DE EXPRESSÃO GRÁFICA
Charge, moda, publicidade, tatuagem e grafite
VIII – ARTES TECNOLÓGICAS E INVENTIVAS
Cenografia, arquitetura, iluminação, sonorização, restauração e engenho
FUNÇÃO Secretária Geral - Vanessa Rodrigues DIRETORIA
Presidente Fundador - Carlos Alberto Sousa
1º Vice - Djalma da Cunha 2ª Vice - Fátima Góes Secretária Geral - Vanessa Rodrigues 2º Secretário Frederico Araújo 1º Tesoureiro Ricardo Corrêa 2ª Tesoureira Blandina Terra Diretor de Eventos: Jubiabá Diretora de Captação de Recursos: Nilma de Oliveira Conselheiro Fiscal: Euzébio Góes Conselheiro Fiscal: Geraldo Portal Veiga Conselheiro Fiscal: Ivo Saldanha Particularmente, a minha concepção é que, a ARTPOP como outras academias de artes, visa a valorização do trabalho artistico, bem como a sua divulgação, e o incentivo a sua continuidade. Já que, o nosso páis não oferece meios e nem incentivos, capazes de suprir a deficiência instalada na cultura e educação do nosso povo. Há a necessidade de um investimento urgente na reorganização dos valores culturais e éticos que devem nortear uma nação. Portanto, vi na ARTPOP um diferencial acolhedor e valorizador, do artista nacional no exercício das suas atividades. JOANA RODRIGUES
Enviado por JOANA RODRIGUES em 22/04/2015
Alterado em 22/04/2015 Copyright © 2015. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |
Site do Escritor criado por
Recanto das Letras
|